Nesta segunda-feira (25/06), a Tanks BR, vencedora da licitação, apresentou detalhes da montagem do novo reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA). A explanação foi realizada por Sue Mamede, coordenadora de obra da empresa. Na ocasião, estava presente a direção do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) e parte da equipe técnica que possui relação com a iniciativa.
Mamede apresentou desde a primeira fase da montagem, quando são colocados os chumbadores e executado o nivelamento. Segundo ela, nos próximos dias, iniciará o trabalho de escavação no terreno, para fundação de concreto armado, onde o reservatório será instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA). O reservatório, importado dos Estados Unidos, deve chegar em Bagé no mês de setembro.
O novo reservatório
Com capacidade de 4 milhões de litros, o reservatório será em chapas de aço vitrificado para armazenamento de água tratada. O material garante que não haja corrosão interna ou externa nas paredes do reservatório, diminuindo significativamente despesas com manutenção e garantindo maior segurança e economia ao sistema. É um produto totalmente diferenciado em reservação de líquido, tecnologia usada na Europa e nos Estados Unidos. A Sabesp, de São Paulo, já possui 120 reservatórios deste tipo. O valor orçado é de R$ 3.200.409,40, recursos próprios do Daeb.
A iniciativa é histórica, já que Bagé conta apenas com um reservatório, construído em alvenaria de pedra granítica há mais de 100 anos. Totalmente ultrapassado, sua capacidade está reduzida devido às diversas avarias, dificultando, inclusive, as manutenções que devem ser feitas.
É um fato conhecido de todos que um leitor se distrairá com o conteúdo de texto legível de uma página quando estiver examinando sua diagramação. A vantagem de usar Lorem Ipsum é que ele tem uma distribuição normal de letras, ao contrário de "Conteúdo aqui, conteúdo aqui", fazendo com que ele tenha uma aparência similar a de um texto legível.