DIRETOR DO DAEB APRESENTA SETE MESES DE GOVERNO NA CÂMARA DE VEREADORES

 

Publicado em: 08/08/2017 08:10

Whatsapp

 

DIRETOR DO DAEB APRESENTA SETE MESES DE GOVERNO NA CÂMARA DE VEREADORES

 



O diretor geral do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Volmir Silveira, esteve presente hoje (07/08), na Câmara de Vereadores para apresentar um resumo das atividades realizadas durante a sua gestão. Silveira demonstrou as realizações mais significativas implantadas desde janeiro na autarquia.

A explanação iniciou abordando a elaboração do Plano Municipal de Saneamento, que está sendo encabeçada pelo Daeb e terá a ajuda do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), da UFRGS.  Enfatizou que, hoje, o Daeb está atendendo a três pilares do saneamento: abastecimento de água potável; coleta e tratamento de esgoto e manejo de água pluvial.

Após, relatou os processos que estão sendo realizados para dar continuidade à obra da Barragem da Arvorezinha. A próxima etapa é a revisão do Plano Básico Ambiental e do Projeto Executivo, que, posteriormente, deve ser aprovada junto ao Ministério de Integração com seus respectivos orçamentos.

Silveira também abordou as mudanças realizadas na Estação de Tratamento de Água (ETA), como a informatização do banco de dados e recomposição do sistema de cloração. Além disso, apresentou as melhorias na rede de distribuição de água, como a troca de tubulações antigas. No total, foram substituídos mais de 1.400 metros de rede em pontos críticos da cidade, como na ponte da Avenida Emilio Guilain, que historicamente apresentava recorrentes vazamentos.

Sobre o esgoto, o diretor do Daeb explicou o andamento da obra de esgotamento sanitário nos bairros Alcides Almeida e Mingote Paiva e da obra de saneamento que abrange uma Estação de Tratamento de Esgoto central, a Estação Elevatória de Esgoto e coletor tronco. Apontou todo esforço da municipalidade para finalizar estas obras, a fim de que Bagé alcance 80% de esgoto coletado e 59% tratado.

Em relação à drenagem pluvial, que agora faz parte da competência do Daeb, Silveira afirmou que nestes primeiros sete meses, o Departamento implantou mais de 2 km de rede. Também lembrou da criação, neste ano, do Programa de Combate a Alagamentos (PCA), que busca mapear pontos críticos de enchentes.

O diretor ainda falou sobre a implantação da tarifa. Lembrou que o Daeb apenas está cumprindo a lei municipal nº 5.626 /2016, proposta pelo governo anterior. Destacou que era um anseio da comunidade por uma cobrança mais justa, pelo consumo e não pela área construída, já que Bagé ainda era a última cidade gaúcha a cobrar por taxa. Ressaltou que o valor aplicado é o menor cobrado no Rio Grande do Sul e destacou as ações realizadas para implantar a mudança, desde a adequação de 1.300 hidrômetros até a ampliação do espaço do atendimento ao público.

Também abordou sobre importantes investimentos feitos pela atual gestão, como aquisição de caminhão, de retroescavadeiras e hidrômetros. Por fim, apresentou a proposta de modernização do sistema comercial, através de leitura informatizada dos hidrômetros com impressão simultânea da fatura, integrando a gestão comercial ao operacional e com isso aumentando a eficiência da autarquia. O edital já foi publicado e a data do certame licitatório está marcado para o dia 31 de agosto.