O Dia Mundial da Água foi marcado por diversas atividades na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bagé. Estudantes das escolas municipais participaram de um circuito de atividades, que incluiu desde sessões de vídeos de conscientização sobre o uso racional da água até oficinas ambientais e sobre o mosquito da dengue. A programação contou ainda com apresentação do grupo de teatro da Escola Maria Alves Peraça e do grupo de dança do Espaço Elidiane Lobato.
A abertura oficial aconteceu pela manhã e teve a presença de diversas autoridades, como as do diretor do Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb), Volmir Silveira, do secretário do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), Aroldo Quintana, e do vice-prefeito Manoel Machado. “Este dia existe justamente para conscientizar as pessoas sobre a importância da água para todos nós. Tem que haver um carinho todo especial para este líquido maravilhoso que vamos precisar sempre. Se não tiver um cuidado especial, sofremos um sério risco de sentir a falta daqui a um determinado tempo”, afirmou Machado em seu discurso dirigido principalmente às crianças e adolescentes presentes.
O evento do Dia Mundial da Água em Bagé foi uma promoção do Daeb e da Semapa, com apoio da Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed), Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Vigilância Ambiental e Comitê da Bacia do Rio Negro.