Uma comissão de funcionários do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) visita, nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/08), os órgãos municipais de saneamento de São Leopoldo e Novo Hamburgo. O objetivo da atividade é conhecer os processos internos de autarquias que realizam a cobrança via tarifa, caso o modelo seja alterado em Bagé.
A comissão, composta por representantes de diversas áreas e instituída pela direção do Daeb, está debatendo desde o mês de maio as mudanças internas que devem ser realizadas caso a cobrança seja alterada de taxa para tarifa. Estas modificações incluem desde a melhoria na infraestrutura e em recursos humanos até adaptações significativas no sistema de dados.
“Queremos estar preparados administrativamente e tecnicamente para uma possível mudança de taxa para tarifa. Por isso, é importante vermos a rotina de outros órgãos públicos, em cidades semelhantes à nossa”, destaca o superintendente administrativo da autarquia, Francisco Martell. Ele também ressalta que o município de São Leopoldo foi um dos escolhidos por ter passado, recentemente, por uma alteração no modelo de cobrança.
Atualmente, a cobrança do serviço de água e esgoto em Bagé é realizada por taxa, considerando a metragem dos imóveis. A proposta é alterar o modelo para tarifa, considerando apenas o consumo medido pelos hidrômetros.