Nota Oficial

 

Publicado em: 27/05/2015 11:50

Whatsapp

 



O Governo Municipal e a bancada de vereadores do governo, bem como o Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb), vêm a público manifestar a satisfação com os resultados obtidos pelas análises da água em Bagé, que comprovam sua potabilidade, com todos os índices (Ferro, Manganês, Coliformes e Fluoreto) ficando abaixo dos valores máximos permitidos.

Cabe ressaltar que as análises foram realizadas por técnicos do Programa Vigiagua/7ª CRS (Programa de Vigilância Ambiental em Saúde relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano), em momentos distintos, sendo uma no dia 23.04.15 (antes da limpeza do reservatório da Estação de Tratamento de Água) e outra no dia 20.05.15 (após a limpeza do reservatório - com a presença da Fepam), e em locais aleatórios, definidos pela instituição de coleta. Os dados foram analisados por laboratórios de referência associados à rede de laboratórios de saúde pública do RS.

O Programa Vigiagua, instrumento oficial de controle da qualidade da água no estado, faz o monitoramento e a inserção de dados analíticos realizados mensalmente em todo o estado, alimentando o sistema nacional de monitoramento e qualidade da água, respaldado pela Portaria 2914/MS. Deste modo reafirmamos a credibilidade no trabalho desenvolvido para o tratamento da água que abastece nossa cidade.

O Governo Municipal agradece toda população pela confiança depositada no Daeb e informa que os resultados referenciados anteriormente, estão à disposição dos interessados na autarquia.

Vigiagua

É o Programa de Vigilância Ambiental em Saúde relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano, que consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e às normas estabelecidas na legislação vigente e para avaliar os riscos que a água de consumo representa para a saúde humana.

O Programa tem como objetivo, garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, para a promoção da saúde.