Acordo bilateral entre Brasil e Uruguai será elaborado para garantir fornecimento de água na Serrilhada

 

Publicado em: 17/09/2012 11:48

Whatsapp

 

O Diretor Geral do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) Antônio Kiwal Parera, o Diretor de Projetos da autarquia Éber Conde Mansur, e o Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Bagé Glécio Rodrigues participaram, nos dias 13 e 14 de setembro, da VIII Reunião de Alto Nível da Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço Brasil-Uruguai. Durante o evento, ocorrido em Porto Alegre, entrou em discussão o fornecimento de água potável para as residências do lado brasileiro da localidade de Serrilhada.

Na ocasião, ficou estabelecida a necessidade de elaboração de marco jurídico possibilitando o provimento de água potável de um país a outro. Neste caso, o Uruguai cobriria a demanda do lado brasileiro, através de um convênio estabelecido entre a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), responsável pelo abastecimento em Dom Pedrito, e Obras Sanitárias do Estado do Uruguai (OSE). Depois, há interesse do Daeb em viabilizar a extensão deste abastecimento para as residências da Serrilhada localizadas no município de Bagé.    

Ainda na semana passada, representantes do Daeb, Prefeitura de Bagé, Corsan e OSE haviam realizado visita na localidade, a fim de verificar as possibilidades técnicas para distribuição de água para as 30 residências brasileiras que não possuem serviço de abastecimento. Na ocasião, a comitiva esteve também na barragem localizada no lado uruguaio e na Estação de Tratamento de Água do local.