Daeb, Corsan e OSE debatem abastecimento de água para a Serrilhada

 

Publicado em: 31/08/2012 09:31

Whatsapp

 

Na última quarta-feira (29/08), ocorreu na cidade de Rivera, no Uruguai, na sede da OSE (Obras Sanitárias del Estado), reunião entre a Corsan, OSE e Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb). O objetivo do encontro foi avaliar as possibilidades de convênio para distribuição de água na Serrilhada, localizada nas fronteiras do Departamento uruguaio de Rivera e os municípios brasileiros de Bagé e Dom Pedrito. Na ocasião foi entregue, pelo Daeb, uma proposta de se trabalhar em um projeto binacional para abastecimento de água no lado brasileiro da Serrilhada para beneficiar aproximadamente 30 residências.

Estiveram presentes na reunião, o Diretor Geral do Daeb Antônio Kiwal Parera, o Diretor de Projetos do Daeb Eber Conde Mansur, o Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Bagé Glécio Rodrigues, o Gerente da Região Noroeste da OSE Hugo Álvarez e o Superintendente Adjunto da Regional Pampa da Corsan Cleber Machado, além de outros representantes das instituições envolvidas.

O Gerente da OSE, Hugo Alvarez, assinalou a possibilidade, destacando que já existe por parte dos moradores daquela localidade uma vontade de que a estatal uruguaia pudesse canalizar a água até suas propriedades. “No âmbito jurídico, atualmente, devido às legislações dos dois países, há que se transporem barreiras, porém, nada é impossível se depender da capacidade política de se levar essa proposta em nível de embaixadores”, comentou Glécio Rodrigues, coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Bagé.

Antônio Kiwal Parera, diretor do Daeb, explicou que esse processo nasce de uma vontade de integrar cada vez mais nossas fronteiras e que o município dará todo o apoio, inclusive com a possibilidade de estender o projeto também ao território de Bagé, que fica a pouco menos de 800 metros da localidade habitada da Serrilhada. Já existem em andamento dois projetos relacionados à Serrilhada, sendo um deles o projeto para a pavimentação asfáltica da estrada que unirá Bagé-Serrilhada-Minas de Corrales, no Uruguai, e o projeto chamado de Nova Serrilhada que está sendo elaborado em parceria com a UFPEL sobre moradias auto-sustentáveis em localidades e cidades gêmeas de fronteira, o que possibilitaria a execução do projeto proposto na reunião.

Ficou agendado para o dia 10 de setembro um novo encontro entre OSE, Daeb e Corsan, desta vez na localidade da Serrilhada. O objetivo é avaliar as questões técnicas a fim de elaborar documentos e argumentos para serem apresentados na VIII Reunião de Alto Nível entre Brasil e Uruguai (RAN), que ocorrerá em Porto Alegre nos dias 13 e 14 de setembro com a participação dos interessados no projeto.