Publicado em: 21/08/2009 17:02
Na tarde desta sexta-feira (21/08), a diretora do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb), Isabel Aydos, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Capitão Max Meinke, estiveram reunidos a fim de discutir a situação do abastecimento em Bagé. A partir dos atuais níveis das barragens, as duas instituições concluíram a necessidade da permanência da medida de racionamento.
Na opinião da equipe técnica do Daeb, em razão da proximidade da primavera e do verão, os reservatórios precisam estar com níveis mais seguros para enfrentar estes períodos com temperaturas elevadas. Desta forma, para a suspensão do racionamento, ficou definido que a Barragem do Piraí, hoje com 1 metro e 85 centímetros abaixo do normal, necessita atingir o seu nível máximo, e a Barragem da Sanga Rasa, que está com 4 metros e 35 centímetros aquém da normalidade, precisa estar, no mínimo, com 3 metros abaixo do normal.
“Estamos muito otimistas. Se as previsões meteorológicas se confirmarem, em breve o racionamento chegará ao fim”, afirma a diretora do Daeb, Isabel Aydos. Neste mês de agosto, a Estação de Tratamento de Água do Daeb registrou 216 milímetros de chuvas, enquanto que a média histórica é de 113 milímetros.
A equipe técnica do Daeb, acompanhada do Capitão Max, ainda esteve, nesta tarde, visitando diversas escolas municipais. O objetivo foi verificar a situação de abastecimento destes locais, em razão das medidas preventivas em relação à Gripe A. Foi constatado, que, mesmo em período de racionamento de 12 horas, as escolas estão conseguindo reservar água para atender as necessidades de higienização das crianças e professores.