Julho termina com déficit de 90 milímetros de chuva

 

Publicado em: 31/07/2009 15:14

Whatsapp

 

Como tem sido habitual neste ano, com exceção de fevereiro, mais um mês termina com níveis bem abaixo das médias históricas. A Estação de Tratamento de Água do Daeb (ETA) registrou até ontem (31) apenas 61,5 mm de chuva em julho, quando a média é de 149 mm. Em junho foram registrados 50 mm, sendo que a média é de 139 mm.
A estiagem que atinge o município desde janeiro tem se refletido diretamente nas barragens, que continuam com seus níveis em situação crítica. A Sanga Rasa, a maior delas, está com 9,10m abaixo da média; a Emergencial, 0,90cm e a do Piray 6,50m aquém de sua normalidade.
Mais uma vez, o diretor de Captação e Tratamento do Daeb, Sérgio Rodriques, pede à população que economize água o máximo que puder. “As chuvas abaixo da média têm se mantido nestes últimos meses. O que se pode fazer para colaborar é racionar o uso da água. Além disso, a condição dos reservatórios, monitorados permanentemente, nos permite reavaliar que medidas serão tomadas para garantir o abastecimento a todos”, diz.
Segundo previsão do site Climatempo, em Bagé deve chover pelo menos 24 mm até o próximo sábado (08).