Falta de chuvas preocupa Daeb

 

Publicado em: 06/07/2009 16:13

Whatsapp

 

A não ocorrência de chuvas significativas desde janeiro está agravando a situação das barragens que abastecem Bagé. Até o momento, a Estação de Tratamento de Água do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) registrou apenas 514,5 milímetros de precipitação neste ano, enquanto que a média do período seria 1.104,2 milímetros. O déficit reflete nas barragens.

A Barragem da Sanga Rasa está com 8 metros e 80 centímetros abaixo do nível normal. Já a do Piraí está com 6 metros e 85 centímetros aquém da normalidade. A Emergencial está com 1 metro e 30 centímetros abaixo do nível.

Desta forma, o Daeb segue com o racionamento de 12 horas a fim de gerenciar as reservas de água existentes. Além disso, os técnicos da autarquia aguardam a confirmação da previsão de chuvas para as próximas horas para reavaliar a situação que está se agravando.

O Daeb também ressalta a importância da população economizar água ao máximo nas rotinas diárias. A lavagem de carros e calçadas, por exemplo, devem ser evitadas. Também é necessário tomar cuidado para não deixar torneiras abertas, inclusive no horário em que a residência não está recebendo água, pois, ao retornar o abastecimento, o desperdício pode ser muito grande. O tempo no banho também deve ser controlado, assim como a quantidade de descargas no vaso sanitário. A colaboração de toda a população é fundamental diante da situação de estiagem.