Daeb realiza balanço dos primeiros dez dias de racionamento

 

Publicado em: 23/06/2009 22:25

Whatsapp

 

Nesta terça-feira (23/06), o Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) realizou um balanço dos dez primeiros dias de racionamento. Desde o início da medida, a autarquia constatou uma menor redução dos níveis das barragens. Entretanto, as chuvas das últimas horas não trouxeram nenhuma melhora a fim de reverter a situação de estiagem.

Nesta semana, a Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou apenas 15 milímetros de precipitação, totalizando, até o momento, 22 milímetros de chuvas em junho. A barragem da Sanga Rasa está com 8 metros e 20 centímetros abaixo do nível normal. A do Piraí está 7 metros e 25 centímetros aquém da normalidade.

“As precipitações destes últimos dias ficaram muito abaixo do esperado. As previsões eram bem mais otimistas”, salienta Sérgio Rodrigues, Diretor de Captação e Tratamento de Água do Daeb.

Balanço

Nestes dez dias de racionamento, o Daeb tem procurado otimizar os serviços de consertos de vazamentos. Desde o dia 14, data do início do esquema provisório de abastecimento, foram realizados mais de 200 reparos neste sentido.

A equipe da autarquia também constatou que não houve um aumento significativo no número de solicitações em comparação a racionamentos anteriores. Na avaliação do Daeb, isto se deve ao maior número de residências com caixas d’água, principalmente em razão do projeto desenvolvido pelo governo municipal que possibilitou 5.600 caixas d’água para famílias de baixa renda.

Além disso, neste atual racionamento, há pouca demanda de abastecimento via caminhão-pipa. São solicitações bem esporádicas, geralmente em escolas, o que evidencia que o horário estabelecido tem procurado atender aos dois setores.

Qualidade da Água

O Daeb esclarece que a interrupção do abastecimento de água à população, em decorrência do regime de racionamento vigente, poderá ocasionar problemas localizados de coloração da água.

A autarquia orienta que, diagnosticada tal situação, o usuário deve manter a torneira aberta, reservando essa água, aguardando até que retorne a normalidade. A água reservada pode ser utilizada para a descarga do vaso sanitário e para a limpeza da casa, por exemplo.

O Departamento tranquiliza os usuários quanto à potabilidade da água distribuída. Qualquer esclarecimento em relação à qualidade pode ser realizado na Estação de Tratamento de Água, que funciona 24 horas pelo telefone 3241 42 36.