Sanga Rasa chega a sete metros abaixo do nível normal e Daeb sinaliza implantação de Racionamento

 

Publicado em: 05/06/2009 17:16

Whatsapp

 

Na manhã desta sexta-feira (05/06), técnicos do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) estiveram reunidos para analisar a crítica situação dos níveis das barragens. Durante o encontro, foi sinalizada a necessidade da implantação de racionamento em razão da falta de chuvas regulares e previsões nada favoráveis.

A Barragem da Sanga Rasa está com 7 metros abaixo do nível normal. A Emergencial está 0,80 centímetros aquém da normalidade. Já a Barragem do Piraí está com 6,30 metros abaixo do nível normal. As precipitações de maio não atenuaram o grande déficit causado em abril, quando não ocorreram chuvas em Bagé. Neste mês de junho, choveu apenas 04 milímetros.

O Daeb estará na próxima semana se reunindo com a Defesa Civil do Município para debater a situação. Além disso, nestes próximos dias, a autarquia estará estudando as melhores formas de operação do racionamento. A população será informada com antecedência a fim de organização das rotinas diárias.

A estiagem está afetando diversas cidades do Rio Grande do Sul. Atualmente, mais de 200 municípios gaúchos estão em situação de emergência.