Publicado em: 29/05/2009 10:02
As três barragens que abastecem a cidade de Bagé estão com níveis mais baixos. Segundo o Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb), a Sanga Rasa encontra-se com 6,60m abaixo do nível normal; Piraí, 5,90m aquém da normalidade e Emergencial, 90 centímetros abaixo.
O acumulado do mês aumentou apenas dois milímetros em relação à metade do mês: passou de 104 para 106 mm. A média histórica é de 162mm. Embora o site Climatempo tenha previsto mais 20mm de chuva até o dia 31, a realidade não tem sido essa. Depois dos 60mm que caíram há três semanas, praticamente não houve precipitações consideráveis. Tanto que as barragens não tiveram qualquer alteração para melhor. Mesmo sem decretar estado de emergência, Bagé ainda sofre com a estiagem.
No ano passado, nessa mesma época o município estava em racionamento. Os níveis das barragens também eram críticos: a Sanga Rasa, a maior delas, por exemplo, registrava 8,70m abaixo de seu nível normal.
No Rio Grande do Sul, mais de 200 municípios sofrem com o mesmo problema, embora as últimas chuvas tenham dado certo alento às atividades agropecuárias.