Publicado em: 22/05/2009 17:08
Uma equipe do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) vai à Serra Gaúcha para participar, durante a semana que vem, da 39ª Assembleia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). Durante o evento, de 24 a 29 de maio, o departamento estará com um estande na Associação Regional Sul, junto com os serviços municipais de água e saneamento de Pelotas, Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e São Leopoldo, onde apresentará audiovisual e a revista dos 40 anos da autarquia.
Na próxima semana, terça-feira (26), dois projetos aplicados em Bagé e selecionados pelos organizadores serão apresentados por duas profissionais do departamento. Um deles tem como tema “A prática da comunicação de interesse público: estudo de caso do Departamento de Água e Esgotos de Bagé” e será apresentado pela jornalista e coordenadora do Setor de Comunicação e Marketing do Daeb, Cristiane Pereira. O outro, intitulado “Projeto Ecopampa: formação de educadores ambientais”, terá como palestrante a bióloga e coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Vanessa Souza.
O que é a Assembleia
Realizadas há quase quarenta anos, as assembleias da Assemae vêm debatendo temas atuais de todos os aspectos que envolvem o Saneamento Ambiental, promovendo uma abordagem qualificada nos painéis político-institucionais, com a presença de importantes autoridades do cenário nacional.
Ao mesmo tempo, acontecem os seminários paralelos e mesas redondas nas áreas de gestão e tecnologia, apresentados por técnicos e acadêmicos, cujos trabalhos são referências no setor.
O tema deste ano, “Saneamento Ambiental: ferramenta para integrar a gestão da Cidade” propõe uma reflexão sobre a importância da convergência das políticas locais como saneamento, desenvolvimento urbano, saúde, habitação, educação e meio ambiente para o sucesso da administração municipal comprometida com a inclusão social e a qualidade de vida da população.
A Exposição de Experiências Municipais em Saneamento é um dos itens da programação que mais envolve os participantes. A troca de experiências municipais ou acadêmicas bem sucedidas tem se mostrado um indutor para o desenvolvimento do saneamento no país, bem como à universalização tão necessária desses serviços.
Nesta edição, a Feira de Saneamento terá mais de 50 estandes que irão mostrar o que de mais atual está disponível em produtos, equipamentos e serviços, além dos estandes institucionais divulgando o que está sendo realizado no país.
Complementando a programação, tem como ponto alto o lançamento das comemorações do 25º aniversário da Assemae.