Abril sem chuva

 

Publicado em: 04/05/2009 08:16

Whatsapp

 

A cidade de Bagé não registra chuva desde o dia 17 de março, segundo informou ontem (30) a Estação de Tratamento (ETA) do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb). Embora com os níveis das barragens baixos, o Daeb ainda trabalha com a prevenção.
Para se ter uma ideia, no final de abril do ano passado, a cidade entrava em racionamento, período em que os níveis estavam bem aquém de sua capacidade máxima: a Sanga Rasa marcava - 8,50m e a do Piray - 4,50m. Agora, um ano depois, a Sanga Rasa está 5,40 m abaixo da capacidade máxima, a do Piray 5,25m e a Emergencial 75cm.
A diretora do Daeb, Estefanía Damboriarena, afirma que o Departamento irá monitorar as previsões, na expectativa de que na segunda quinzena de maio ocorram precipitações. Ela ressalta que é fundamental economizar água, cuidando principalmente os vazamentos.
No Estado, a Defesa Civil decretou situação de emergência em 143 municípios por causa da estiagem. Alguns já estão racionando água. Essa semana, a Câmara dos Deputados aprovou a criação de Comissão Especial Externa para acompanhar o problema da seca no Rio Grande do Sul. A intenção é fazer mobilizações sociais por meio de audiências públicas e dar suporte às medidas emergenciais já realizadas em âmbito estadual.