Publicado em: 27/04/2009 23:43
Durante o 2º Bio Urcamp, realizado no último final de semana no Grêmio de Subtenentes e Sargentos, em Bagé, a diretora do Daeb, Estefanía Damboriarena, pontuou questões importantes sobre a cidade e a região no que se refere ao meio ambiente. Numa mesa redonda, abordou a preservação da água – além de seu uso racional - como uma das mais importantes formas de preservação do ambiente em que se vive e no qual se pretende ter esperanças de futuro ecologicamente sustentável.
Estefanía deu enfoque nos projetos do Centro de Educação Ambiental do Daeb, como palestras e visitas a escolas, por exemplo. Numa abordagem mais ampla do tema, ela citou o estudo de caracterização da Bacia do Rio Negro como um trabalho fundamental para ações que já estão sendo desenvolvidas. Além disso, comentou do Memorial da Água, a ser construído na antiga Hidráulica de Bagé, e que servirá de referencial histórico do uso das águas na cidade.
O 2º Bio Urcamp, para Estefanía, é um evento que tem tudo para se transformar numa referência regional dos assuntos ligados ao Bioma Pampa. “É uma ferramenta de conhecimento, conscientização e transformação da realidade dos temas do Bioma”, avalia.
O evento foi promovido pelo Curso de Ciências Biológicas da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Dentre as atividades previstas, aconteceram trilhas ecológicas, minicursos e palestras.