Publicado em: 15/04/2009 15:50
Iniciado em novembro de 2008, o Curso Ecopampa (formação de educadores ambientais), parceria do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) com a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), foi retomado nesta semana com a segunda e terceira turma do projeto. A intenção é transformar os alunos em multiplicadores.
Num primeiro momento, a iniciativa, que acontece no Centro de Educação Ambiental do Daeb, localizado na Estação de Tratamento (ETA), é dirigida a funcionários do Departamento e da CGTEE, começando a conscientização ambiental interna. Mais tarde, a proposta é fazer convênios com prefeituras da região e capacitar os professores da rede pública.
A bióloga do Daeb, Vanessa Souza, é quem ministra as aulas. São tratados temas como água, energia e Bioma Pampa (fauna e flora). A aceitação, de acordo com ela, tem sido boa. “Todos participam efetivamente das aulas. Quando falamos do Bioma Pampa, por exemplo, o interesse é múltiplo, por se tratar de tema que diz respeito à região”, afirma ela.
Ao todo são 40 alunos por grupo. Um grupo participa às terças-feiras; e outro às quintas-feiras, ambos em dois turnos. Nesta quinta-feira (16/04), de manhã e de tarde, uma nova turma inicia as atividades.