Daeb promove palestra de conscientização em escola

 

Publicado em: 07/04/2009 18:05

Whatsapp

 

Alunos da Escola Municipal Manoela Teitelroit, no bairro Alcides Almeida, de Bagé, estão mais informados sobre o saneamento. Eles assistiram nesta terça-feira (07/04), na sede da instituição, palestra do projeto “Mobilização Social e Educação Ambiental”, promovido pelo Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb). Ministrada pela bióloga Vanessa Souza, a iniciativa falou dos males que causam à natureza jogar lixo na rua, poluir os arroios e desperdiçar água. A intenção é conscientizar as crianças e a população em geral sobre estes aspectos, uma vez que naquele bairro está sendo construída uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Na ocasião, foi distribuído material informativo com informações sobre esgoto. As crianças também produziram desenhos, mostrando o que veem no bairro onde moram e que têm relação com a obra da ETE. Aluna da 1ª série, Alice da Silva, seis anos, está por dentro do assunto. “Sei que o esgoto que fica na rua faz mal pra gente. Sei também que não pode jogar lixo no arroio, pois os peixinhos morrem e a água fica suja”, diz.
Os desenhos, depois de prontos, foram todos mostrados à equipe do Daeb. O interessante é que em quase todos eles o retrato do esgoto e dos peixes mortos sempre convivia com o colorido dos pássaros e das flores, mostrando que as crianças têm noção da realidade que os cerca, mas, mesmo assim, ainda contam com a esperança de ter um lugar melhor para se viver.
O Daeb desenvolve um trabalho de Mobilização Social e Educação Ambiental nos diferentes bairros da cidade, conforme as obras que estão sendo realizadas. O objetivo é informar e conscientizar em relação à questão ambiental e sustentabilidade da obra.