Mesmo com o início do outono, a comemoração quinta-feira (26), na Secretaria de Cultura, dos 40 anos do Departamento de Água e Esgoto (DAEB) teve como tema do sarau poético-musical o clássico bossanovista de Tom Jobim “Águas do Março”, que também deu nome ao evento.
A combinação perfeita entre poesia e música serviu para marcar, de um lado, a celebração de quatro décadas de trabalho com foco na melhoria da qualidade de vida da população.
De outro, porém, o início de uma integração de projetos e ideias entre o departamento e a recém-criada Secretaria do Meio Ambiente, na criação de políticas públicas ligadas a todos os aspectos que envolvem o ambiente em que se vive – do uso da água ao biomapampa.
A diretora do DAEB, Estefanía Damboriarena, disse estar convicta de que, ao apostar na qualificação técnica e pessoal do DAEB a partir de sua reestruturação, o resultado se traduziria em melhores serviços públicos prestados à comunidade e na valorização do cidadão que paga seus impostos. “São em momentos como esse (os 40 anos) que temos de parar e refletir sobre o que já foi feito e sobre as ações que queremos para o futuro”.
Para o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Melo, em seu primeiro mês à frente da pasta, projetos já foram pensados e articulados.
Vários deles – alguns com o próprio DAEB – vão tratar de iniciativas que privilegiem o trabalho comunitário e de contato direto com as pessoas em escolas, associações e entidades.
Além disso, segundo ele, a intenção, além de informar a população sobre as formas de preservação do meio-ambiente, será diminuir os custos para prefeitura, criando parcerias autossustentáveis.
Na mesma noite, regada a diversas manifestações culturais, também foi lançada a 3ª edição do concurso fotográfico “Águas no Cotidiano”, parceria do DAEB com as secretarias de Cultura e Meio Ambiente. Para participar, os interessados podem encontrar o regulamento na sede da Secretaria de Cultura e no site do www.daeb.bage.rs.gov.br. As inscrições, gratuitas, vão até 24 de abril.