Publicado em: 23/03/2009 17:34
Alunos do pré ao 9º ano do colégio São Pedro começaram nesta segunda-feira (23), com palestras de manhã e de tarde, um projeto de Educação Ambiental, em parceria com o Centro de Educação Ambiental do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb). A iniciativa terá duração de oito meses.
A coordenadora do projeto e professora de ciências do São Pedro, Denise Salazar, aposta na proposta. Acredita que, a partir do engajamento da comunidade escolar, partindo dos alunos, “é possível conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente”. Alunos escolhidos pela coordenação - da qual também fazem parte a bióloga Vanessa Souza, do Daeb, e o agente prevencionista, Gustavo Esteves – vão trabalhar dentro da escola como agentes do meio ambiente.
Em forma de rodízio, para que todos participem, eles farão visitas às salas de aula explicando como funciona o projeto e acompanharão os recreios para ver se os alunos jogam lixo no chão e desperdiçam água, por exemplo. Todas as semanas, até novembro, haverá palestras ministradas por colaboradores da Emater, Secretaria do Meio Ambiente, Patrulha Ambiental, entre outros.
Motivadas, na disciplina de ciências, por um trabalho sobre a poluição das águas, cinco alunas do 9º ano estão com outra visão sobre o ambiente em que vivem. Durante dias, sendo um por 24h, pesquisaram na internet, em livros e viram fotos de rios com peixes mortos, empresas jogando lixo tóxico em arroios. Mais do que chocadas, mostraram uma preocupação: a de que um dia a água irá acabar. “A gente ouve falar todos os dias sobre a falta de água, sobre o meio ambiente, mas não tínhamos a noção do que isso representava na vida das pessoas. Agora, estaremos atentas ao desperdício da água, à poluição”, dizem.
As primeiras lições começaram em casa, segundo as alunas. “Estamos tentando economizar água para tomar banho, não escovar os dentes com a torneira aberta. É fazendo o básico e repassando aos outros, como nossos pais, por exemplo, que criamos uma consciência mais coletiva”.