Publicado em: 11/02/2009 15:09
Nesta quarta-feira (11/02), técnicos da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) visitaram o local destinado à construção da nova barragem de Bagé, a Barragem da Arvorezinha. O objetivo da atividade era verificar o meio biótico da região.
Durante a visita, as biólogas da Fepam encarregadas pelo projeto solicitaram um aprofundamento no estudo realizado da flora e fauna do local. O Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) irá demandar este detalhamento para a STE – Serviços Técnicos de Engenharia S.A, empresa responsável pela elaboração do projeto da barragem, contratada pelo Ministério da Integração Nacional. A empresa deverá realizar uma nova campanha de fauna e flora (estudo de campo), ainda no mês de março.
Segundo Marco Antônio Tirelli, engenheiro agrônomo da Fepam e coordenador do grupo de análise do Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA) da Barragem, quando estas complementações que devem ser feitas pela STE forem consideradas satisfatórias, deverá ser redigido o EIA/RIMA final. Depois disso, será lançado edital para a audiência pública, onde será realizada a apresentação do projeto de forma detalhada para a comunidade.
Acompanharam Tirelli na visita à Bagé, os seguintes técnicos: o Engenheiro Civil José Antonio Mallmann, as biólogas Aida Simonetti e Tânia Burdulis e o Engenheiro Agrônomo Carlos Augusto Lima Porto.