Aterro Sanitário é ampliado

 

Publicado em: 12/12/2008 09:18

Whatsapp

 

Os leitos de secagem, que servirão para desidratar os lodos provenientes das estações de tratamento de esgoto, foram inaugurados na manhã desta quinta-feira (11/12), no Aterro Sanitário, em ato que contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Mainardi e do secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Vicente Guillo, entre outras autoridades.
A capacidade é de 720 metros cúbicos, divididos em dez células. Os leitos de secagem dão destinação adequada ao lodo oriundo das estações de tratamento de esgoto da cidade, impedindo a criação de focos de impacto ambiental. O leito de secagem é formado por uma camada drenante de materiais de diversos tamanhos, tais como areia, brita, tijolo. Sua finalidade é desidratar os lodos provenientes das Estações de Tratamento de Esgotos de Bagé. O processo consiste em depositar o material retirado das ETEs em cada módulo do leito. A parte líquida escoará, através de tubulações enterradas, até as lagoas de estabilização, localizadas na própria área do aterro, enquanto que a parte sólida pode legalmente ser depositada nas células do aterro.
Os recursos para a construção, cerca de R$ 116 mil, são provenientes do Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente, com contrapartida do Daeb. A obra teve duração de quatro meses, e a empresa executora foi a Soncine Engenharia. O engenheiro responsável pelo projeto e fiscalização foi Michael Herreira.