Publicado em: 09/05/2008 17:01
O Prefeito Municipal de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, decretou, nesta sexta-feira (09/05), situação de emergência na cidade devido à estiagem que atinge o município. Os níveis das barragens estão críticos, estando a Sanga Rasa com 8 metros e 70 centímetros abaixo do nível normal. Já a barragem do Piraí está 4 metros e 85 centímetros aquém da normalidade e a Emergencial 1 metro e 60 centímetros abaixo do nível normal. Desde o dia 27 de abril, Bagé está enfrentando 12 horas de racionamento.
A efetivação do decreto foi iniciada a partir de reunião realizada pela manhã, com participação do Conselho Municipal de Defesa Civil, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Emater e Gabinete do Prefeito, além de técnicos do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb). Os presentes, por unanimidade, avaliaram a situação como de emergência, principalmente frente à previsão meteorológica que não apresenta chuvas significativas para o município neste trimestre.
Na segunda-feira, a Defesa Civil do Estado estará realizando a vistoria em Bagé para a homologação do decreto, que prevê a fiscalização do uso prioritário de água. Durante a ocasião, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil fará a entrega dos relatórios complementares sobre a situação.