Daeb realiza nova avaliação da situação das barragens

 

Publicado em: 11/04/2008 13:28

Whatsapp

 

A diretora do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb), Estefanía Damboriarena, esteve reunida nesta semana com a sua equipe técnica a fim de realizar uma nova avaliação da situação de estiagem. Na ocasião, foram comparados níveis de precipitação e níveis das barragens de diversos períodos anteriores com o atual.
Observando os dados, pode-se constatar que, nos últimos 4 anos, as precipitações totais anuais encontraram-se abaixo da média (realizada com base no histórico de 23 anos de medição). Além disso, verificou-se que a situação atual difere-se da estiagem ocorrida em 2006/2007. Em dezembro de 2005, quando o Daeb iniciou o racionamento preventivo, das 0h às 5h da manhã, a barragem da Sanga Rasa estava 4 metros e 20 centímetros abaixo do normal, entretanto havia todo o verão pela frente.
Na situação atual, a barragem está 7 metros e 55 centímetros abaixo do normal, porém a estação é outono, com possíveis quedas de temperatura. Além disso, abril é um dos meses com maiores médias históricas de precipitação. “Continuamos sendo cautelosos, como fomos na situação passada. Entretanto, o momento do ano é outro e vamos aguardar a confirmação das previsões de chuvas para os próximos dias”, afirma Estefanía.
Até o dia de hoje, a ETA registrou a ocorrência de 12,5 milímetros de chuva, enquanto que a média é 218 milímetros para o mês de abril.